terça-feira, 26 de outubro de 2010

Notícias Comunidade 14, n.º 2



Olá a todos!
O sábado passado foi um dia cheio de coisas novas para os Pioneiros. 
Descobriram que passaram a ter um novo Patrono, São Pedro. Parece-nos que todos ficaram satisfeitos por recebê-lo. Querem saber porque foi ele escolhido pelo CNE? Perguntem aos Pioneiros que eles explicam (em princípio..!)
Com o exemplo de S. Pedro, os Pioneiros e Marinheiros aprendem a firmeza da fé, apesar das normais dúvidas humanas. S. Pedro teve as suas dúvidas, no início, mas depois foi um dos principais apóstolos. Ele foi chamado por Jesus um «pescador de Homens» e considerado a coluna basilar do templo de Deus, que ligava a terra aos céus, e era ele quem tinha as chaves das portas do céu (por isso é sempre representado com duas chaves). Ao mesmo tempo descobriram que vão passar a existir «Modelos de Vida», alguém que foi um exemplo de Fé. Eles são: S. João de Brito (antigo Patrono), S. Teresinha Menino Jesus e Santa Catarina de Sena.


Para além dos 3 símbolos existentes, a IIIª ganhou mais um, o Ichtus – símbolo da presença de Jesus Cristo, estabelece para sempre a nova e eterna Aliança. Não conhecem? Eles já e podem desenha-lo para vocês verem como é.

O momento mais importante do dia foi, talvez, quando conheceram as suas novas equipas. A partir deste ano, as equipas dos Pioneiros vão deixar de ter nomes de animais para passar a ter o nome de um herói, alguém que tenha sido um verdadeiro pioneiro, o primeiro a conseguir uma coisa importante!
E se pensam que isto é tarefa fácil, enganam-se! Os nossos pioneiros vão ter de encontrar alguém que se identifique com a eles e com a equipa, alguém com características semelhantes às deles ou alguém em que eles ambicionem tornar-se! 
O CNE propõe «Grandes Figuras» para cada secção, que podem servir de inspiração aos pioneiros. Para a IIIª, as «Grandes Figuras» propostas são: Einstein, Pd. António Vieira, Maria e Pierre Curie, Florence Nightingale e Isadora Duncan. Agora terão de acrescentar a este grupo os «seus» novos heróis. 

Eles ficaram com a tarefa de recolher propostas para cada equipa, mas devem estar com muitos dilemas. 
Era óptimo se o resto do Agrupamento os pudesse ajudar! Pessoal, ideias? Eles agradecem!


É verdade, temos uma outra coisa importante para dizer. O Grupo Pioneiro passou agora a chamar-se Comunidade, por isso não se enganem! ;)

Por enquanto é isto, depois contamos mais novidades.

Canhotas amigas,
Equipa Camaleão (por enquanto..)


Sem comentários:

Enviar um comentário