sexta-feira, 30 de abril de 2010

IIIª :: AcaPáscoa 2010 - Raid BTT

27, 28 e 29 de Março :: Lisboa -> Torres Vedras -> Peniche -> Ericeira -> Lisboa

Tudo começou bem cedinho, às 05h de manhã do dia 27 na sede, acabando os últimos preparativos para a grande aventura. Começámos a pedalar até Entre Campos, para apanhar o comboio das 06h06. Durante a viagem afinámos e enchemos uns pneus que não estavam na perfeição e, enquanto os pioneiros dormiam, a MARAVILHOSA pioneira Maria Ana e o MELHOR chefe eram os mecânicos de serviço.
Chegámos a Torres Vedras por volta das 08h e tomámos o pequeno-almoço para ganhar força e começar a pedalar! Ainda estávamos em Torres Vedras, e quando fazíamos a primeira paragem para umas fotografias, a corrente da bicicleta da Filipa partiu-se. Infelizmente o Pedro não tinha materiais para a substituir, o que a obrigou a ligar aos pais para a irem buscar. :(

Fomos andando, andando, até que a Daniela se apercebeu que estava com o pneu vazio (situação estranha pois tínhamos enchido os pneus no comboio). Levou a outra paragem, felizmente encontravamo-nos perto de uma bomba de gasolina o que facilitou a mudança da câmara de ar.
Retomámos caminho e quando demos por nós, percebemos que nos encontravamos mais perto de Peniche do que Óbidos (o plano era ir a Óbidos almoçar e seguir para Peniche). Resultado, após uma reunião e da consulta do nosso horário (já era ligeiramente tarde), seguimos para Peniche.
Chegou a hora de almoço e colocava-se uma questão: Onde vamos comer?? Graças a um bondoso Senhor com que nos cruzamos, proprietário de vastas e formosas terras, que se apercebendo do nosso aparente cansaço, acabou por nos ceder uma simpática planície para desfrutarmos da nossa divinal refeição. Muito bom. Duas horitas para recarregar energias e fizemo-nos à estrada. Antes de darmos por isso já estávamos em Peniche (seriam por volta das 17h), onde nos encontrámos com a Maria João que teve de vir ter connosco mais tarde.
Tudo a postos? Vamos para os Bombeiros. Acantonámos no quartel dos Bombeiros de Peniche e só podemos agradecer do fundo do nosso coração a hospitalidade com que fomos recebidos. As óptimas condições deixaram-nos mal habituados. Outro ponto que penso que todos adorámos foram os lemas/princípios dos bombeiros ao longo da parede (existem fotografias demonstrativas no facebook do grupo 14). Tivemos um óptimo jantar e fizemos um jogo, com as poucas energias que restavam. Fizemos mímica e uma espécie de ídolos escutistas (com júris e tudo!) até que ficámos tão cansados que fomos dormir.

Domingo. Novo dia, novo caminho, novo destino. Acordámos cheios de bom humor depois de umas horas bem dormidas, arrumámos o local onde dormimos (uma espécie de sala de aulas de formação) e tomámos o pequeno-almoço. A surpresa da manhã foi um treino que todos os bombeiros estavam a fazer: escalar e salvar vítimas de um “prédio”. Nós, aventureiros como somos, ficámos todos ansiosos para ver se podíamos ir fazer de vítimas. Estavam quase a deixar-nos quando apareceu lá um chefe, que, por não termos seguro de saúde, nos aconselhou a desistirmos da ideia. Ficámos tristes mas também já se estava a fazer tarde e tínhamos de nos fazer à estrada.
Saímos de Peniche, em direcção à Ericeira. Pedalámos, subindo e descendo. Almoçámos em Porto Novo, perto da praia. Foi óptimo, um sítio fantástico para descansar e apanhar um pouco de sol.
Após o merecido descanso, continuámos o nosso caminho, com ENORMES subidas que ninguém se atrevia a olhar para trás. Quando subimos a última, e pior subida, encontrávamo-nos na Ericeira, eram 18h e estava um horizonte maravilhoso. Fomos para o quartel dos Bombeiros Voluntários da Ericeira, onde acantonámos. Jantámos e preparámos tudo para a partida do João e da Maria João que tinham de se ir embora. Fizemos uns jogos e quando nos estávamos a preparar para ir dormir, de repente eles apareceram de novo! Mas não foi o fim das surpresas, o clã também apareceu para nos fazer um convite pessoal para o acampamento que infelizmente acabou por não se realizar. Continuámos o resto da noite fazendo uns jogos e uma oração e depois, caminha.

Segunda-feira, último dia do nosso raid. Saímos da Ericeira, nesta altura já só éramos 4 elementos no total. Pedalámos, choveu e almoçamos algures, perto da Praia das Maçãs. Passámos pelo Guincho, levámos com uma tempestade de areia (exagero) e chegámos a Cascais. Era um pouco cedo para jantarmos portanto decidimos ir até Oeiras. Jantámos e perguntamos os horários dos comboios. Decidimos ir até ao Cais do Sodré. Passámos por Belém, pelas docas e chegámos ao Cais do Sodré. Estávamos tão perto do nosso destino final que preferimos continuar até ao Lumiar. Chegámos, perto da 00h30, felizes. Dores? Nem vê-las, nem senti-las. Fizemos um raid cheio de aventuras e desafios e chegámos ao fim com um grande sorriso. Aliás, como as fotos o comprovam. :)

Zebra Tagarela (Maria Ana Machado)
(Equipa Esquilo)



O nosso percurso, passo a passo:


Ver mapa maior


1 comentário:

Maria João Machado disse...

Apesar de estar claramente a morrer, foi uma actividade mesmo boa. Grande grupo 14 =D

Enviar um comentário